Mariana%20Sabido-2_edited.jpg

Licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, 2003.

Em 2002 inicia a sua actividade profissional no atelier ACB Arquitectura Paisagista, onde participa em projectos de jardins privados, paisagens rurais (Ecoturismo na Herdade da Comporta, Design Guidelines Parque Alqueva) e restauro de jardins históricos (Quinta das Lágrimas, Coimbra).

 

Entre 2008 e 2017 integra o atelier PROAP Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, onde colabora em projectos de parques e jardins em Portugal, Angola, Brasil, Itália e Suíça, destacando-se a Requalificação da margem da Lagoa das Furnas em São Miguel, do Miradouro do Alto de Santa Catarina e da Ribeira das Naus em Lisboa, e da Frente de Mar no Funchal. Coordena a investigação sobre plantas, sistemas vegetais e práticas de irrigação sustentável, e a sua aplicação ao projecto em climas áridos e mediterrânicos.

Entre 2003 e 2019 desenvolve actividade liberal de projecto de arquitectura paisagista. Em paralelo, orienta cursos sobre concepção de jardins, jardins históricos e jardinagem, na Fundação de Serralves, Porto (2004-2007), e na Associação de Amigos do Jardim Botânico da Ajuda, Lisboa (desde 2007). No âmbito patrimonial é responsável por assessorias à manutenção, conservação e restauro dos jardins do Paço de Belas (Sintra, 2003-2018), e, actualmente, dos jardins do Palácio dos Marqueses de Fronteira (Lisboa).


Em 2020 funda, com Marta Palha, o atelier ESCALA Landscape Architecture.

 


Associado fundador da Associação Portuguesa de Jardins Históricos (2003) e membro da actual Direcção.

Associado da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (2009), membro da actual Direcção, co-responsável pela programação formativa e cultural.

Ao fim de semana é jardineiro no seu jardim...